top of page

 

Lesões do joelho são muito frequentes nos atletas praticantes das diversas modalidades desportivas. Dentre estas lesões destacam-se as das cartilagens articulares do joelho. As cartilagens podem ser divididas em menisco e cartilagem de cobertura das estremidades ósseas permitindo o deslizamento suave de um osso contra o outro (figura).

Esportes de recreação ou competitivos que requerem o movimento de pivô do joelho (giro com o pé apoiado no chão) tais como o futebol, basquetebol e certas modalidades de atletismo, têm sido associados a estas lesões.

Estas lesões podem resultar em importante déficit funcional e diminuem potencialmente o nível de performance de um atleta e caracterizam-se por serem desafiadoras para o médico do esporte, devido à pobre capacidade de cicatrização de suas células cartilaginosas, os condrócitos. A atuação precoce no diagnóstico e tratamento destas doencas são de vital importância para uma recuperação rápida dos atletas acometidos por tais afecções.\

Infelizmente há limitadas informações em relação às lesões das cartilaginosas do joelho e o tempo de retorno destes atletas ao esporte.  Sabe-se que durante o gesto esportivo pode-se  sentir um barulho  quando há lesão no menisco.

Muitas pessoas, ainda, podem continuar caminhando após a lesão. Com o passar de 2 a 3 dias a articulação vai gradualmente se tornando rígida e inchada podendo haver certa rigidez ao movimentar  e a sensação de que o joelho está “trancado”  (não muito específica para lesões cartilaginosas) e também uma limitação na amplitude do movimento.

Se há um fragmento de menisco e este não se soltou dentro da articulação, a articulação se apresentará bloqueada, e ao caminhar ou correr, com o pé batendo no chão, a articulação se tornará instável e a dor aumentará.

O tratamento objetiva aliviar a dor e melhorar a função da articulação, permitindo assim aos pacientes realizar as atividades de vida diária de modo confortável e ainda pode,  potencialmente,  manter or retornar a um nível mais alto de atividades. Porém se o tratamento não for realizado precocemente esta articulação apresentará alterações degenerativas (desgaste da junta) em diferentes graus.

Durante um período de estudos no Departamento de Ortopedia e Cirurgia do Joelho, sob supervisão do Dr Freddie H. Fu, da Universidade de Pittsburgh nos EUA, o Dr. César Martins fez parte do Grupo de Pesquisas relacionadas á Restauração da Cartilagem Articular com Terapia Genética, terapia inovadora, atualmente ministrada somente por profissionais de alta-performance. A terapia genética visa alterar os condrócitos em sua estrutura molecular através da mudança nos genes presentes nesta estrutura.  A mudanca genética promove o reparo da cartilagem articular ou previne sua rápida degradação, uma vez que já esteja danificada.

TERAPIA GENÉTICA PARA TRATAMENTO DAS LESÕES DA CARTILAGEM ARTICULAR  DO JOELHO

Por César A. de Q. Martins, Médico Ortopedista, área Cirurgia do Joelho, Medicina do Esporte Pesquisador da Universidade de Pittsburgh – EUA

Cópia Autorizada  desde que dado o crédito, sob pena de Plágio

A injeção de adenovirus associada a um marcador (adeno-associated virus) tem sido amplamente pesquisada com o objetivo de criar uma célula cartilaginosa resistente à degeneração.  Porém, o uso desta técnica se limita às pesquisas de alto nível, ainda não disponíveis para o uso nos pacientes.

Em uma publicação cientifica observou-se que, mesmo com o tratamento correto, os joelhos podem apresentar severo desgaste de sua cartilagem e limitação da função articular em 10 anos do trauma inicial. Assim, a partir do momento que as alterações na estrutura da cartilagem se instalaram, uma articulação artificial poderá ser indicada (prótese do joelho).

Desta forma, é de crucial importância que se procure o atendimento do médico do esporte de forma répida para que se diminua a probabilidade de uma artrose (desgaste) e suas possíveis complicações.

Figura demonstrando anatomia da articulação do joelho. A cartilagem articular que reveste as extremidades ósseas permite o deslizamento entre um osso e outro. Os meniscos são estruturas importantes na absorção do impacto.

Cartagem Articular - Site Dr César Martins
bottom of page