top of page
INFORMATIVO DA PRÓTESE TOTAL DO JOELHO 

Por César A. de Q. Martins, Médico Ortopedista, área Cirurgia do Joelho, Medicina do Esporte Pesquisador da Universidade de Pittsburgh – EUA

Cópia Autorizada  desde que dado o crédito, sob pena de Plágio

Prótese Total do Joelho

 


A substituição total do joelho envolve cortar o osso danificado da articulação do joelho e sua substituição por uma prótese. Esta  prótese impede que os ossos se atritem e melhora a dor..
Se você estiver considerando uma cirurgia no joelho a informação seguinte substituição total do joelho pode ajudar você a entender melhor o processo de substituição do seu joelho.
Seus joelhos trabalham duro durante a sua rotina diária e a artrite de joelho ou de uma contusão no joelho pode tornar difícil para você realizar tarefas normais. Se a sua lesão degenerativa é grave e avançada, você pode começar a sentir dor quando você  sentar-se ou tentando dormir. Às vezes, uma substituição total do joelho é a única opção para reduzir a dor e restabelecer um nível de atividade normal. 

 


Implantes e componentes
No procedimento de substituição total do joelho, cada prótese é composta de diferentes peças. O componente tibial tem dois elementos e substitui a parte superior da tíbia. Esta prótese é composta de uma bandeja de metal ligados diretamente ao osso e um espaçador de plástico que fornece a superfície de rolamento.
O componente femoral substitui a parte inferior do osso da fémur. Esse componente também substitui o sulco onde a patela se encaixa.
O componente patelar substitui a superfície da patela que entra em atrito com o fêmur. Em alguns casos utilizamos uma prótese sem a necessidade de recapeamento da patela. 



O Processo
Você pode ter uma injeção que fará com que a perna fique dormente por muitas horas após a cirurgia e assim tire a dor. Na sala de operação você será colocado anestesia.
Uma vez que o cirurgião vai começar por fazer uma incisão na perna para permitir o acesso à articulação do joelho. Em seguida, expor os medidas da articulação e o local de corte. Logo após, as próteses de prova serão utilizadas para permitirem que o cirurgião corte o osso precisamente para que a prótese se encaixe perfeitamente no local definitivo.

 


Colocação da prótese 
Isso começa com a prótese tibial, que é cimentado no local usando cimento ósseo especial. Em seguida, o componente metálico é cimentada ao fêmur. O espaçador plástico é então anexado à bandeja tibial. Isso é conhecido como uma revisão. Finalmente a patela pode ser poupada ou trocada. A patelas dolorosas são trocadas. A incisão é fechada, um dreno é colocado dentro, e os curativos pós-operatório é aplicado.



Retorno para casa
Você será mantido por 5 a 7 dias no hospital. Poderá ter alta quando você puder sair da cama sozinho e andar com um andador ou muletas.
Em casa, você deve começar a deambulação com apoio, conforme tolerado. Manter o local da incisão limpo e seco e observe com atenção todos os sinais de infecção.
Seus objetivos de reabilitação a longo prazo são uma amplitude de movimento de 0 a pelo menos 90 graus de flexão do joelho, pouca ou nenhuma dor ao andar e em outras atividades funcionais e independência em todas as atividades da vida diária.
Ao longo do tempo, a superfície de plástico se desgasta e uma cirurgia adicional é necessária para substituir os implantes gastos.

 


Prevenção das Complicações 
Em uma pequena porcentagem de pessoas como com todos os principais procedimentos cirúrgicos, complicações podem ocorrer com a substituição do joelho. Estes riscos incluem inchaço, infecção, hemorragia, dor persistente, distúrbios vasculares e circulatórias, neurológicas, coágulos de sangue, os riscos da anestesia e até a morte em raros casos. Sua condição médica e de saúde geral contribuem para o potencial de complicações.  Além disso, listamos os passos que você paciente pode tomar para prevenir a sua ocorrência.


Tromboflebite ou coágulo de sangue
Esta condição também é conhecida como trombose venosa profunda (TVP), e ocorre quando grandes veias da perna de formar coágulos sanguíneos e, em alguns casos, se alojam nos capilares do pulmão causando embolia pulmonar (EP) que pode ser fatal. Enquanto a flebite (ou inflamação das veias da perna) não é rara, a incidência de embolia pulmonar fatal (ou coágulos de sangue para os pulmões) foi quase totalmente eliminada. As seguintes medidas são tomadas para evitar complicações do joelho devido a coágulos sanguíneos:

  • Exercícios no pé e tornozelo aumentam a circulação sanguínea e aumentam o retorno venoso do sengue da perna após a cirurgia.

 

  • Medicações anti-coagulantes são prescritos após a cirurgia para se evitar estas complicaçoes tão graves.


Muito Impotante:   Se você apresentar inchaço, vermelhidão e/ou dor na musculatura da panturrilha, dor no peito ou falta de ar, seu médico deve ser informado imediatamente pois alguma complicação grave pode estar se desenvolvendo. 

Infecções
Embora todos os cuidados são tomados antes e durante a cirugia, as infecções ocorrem em uma pequena percentagem dos pacientes após as cirugias de prótese. Graças ao uso de antibióticos, cirurgia rápida e uma equipe cirúrgica estéril, a taxa de infecção é baixa. A avaliação odontológica para a presença de abscesso ou infecção dentária é importante antes da cirurgia. 

Pneumonia
Porque os pulmões tendem a se tornar "preguiçosos”, como resultado da anestesia, as secreções  na base dos pulmões podem levar à congestão pulmonar e pneumonia. Os passos seguintes são tomadas para minimizar esta complicação.
 1- Exercícios de respiração profunda: pacientes devem respirar profundamente e tossir qualquer secreções a cada hora após a cirurgia enquanto estiver acordado.
 2- A rigidez do joelho:Em alguns casos a mobilidade do joelho após a cirurgia pode ser significativamente restringida e você pode desenvolver uma contratura na articulação que fará com que apareça rigidez durante a caminhada ou outras atividades da vida diária. Os seguintes passos devem ser tomados para melhoraar a amplitude de movimento após a cirurgia:
 Terapia Física começa no dia pós-cirúrgico para começar a série de exercícios de movimentos e caminhadas. Controlar o edema para reduzir o inchaço (gelo, meia de compressão e elevação das pernas).
Controle adequado da dor para que você pode tolerar o regime de reabilitação.

Graças ao seu joelho novo, você será capaz de fazer muitas das atividades que você não fazia antes de sua cirurgia no joelho com pouca ou nenhuma dor. A maioria das pessoas com as próteses podem fazer passeios, natação, caminhadas leves, ciclismo de lazer, dança de salão e subir escadas sem dificuldade. Atividades habituais tais como limpeza, jardinagem, dirigir e são incentivadas. 

Mantenha seu peso ideal
Aumento das forças no joelho pode levar a um desgaste ou folgas. Seu peso correlaciona diretamente com a quantidade de força na articulação do joelho.

Precauções Infecciosas
precauções contra infecções são importantes para evitar complicações na articulação artificial. Você deve tomar os comprimidos de antibiótico antes de qualquer procedimento invasivo, como tratamento dentário ou estudos de endoscopias gastro-intestinais.

Visitas periódicas
Pacientes que receberam prótese total de joelho deve vir ao seu médico periodicamente após a cirurgia. Isso varia dependendo do indivíduo. Esta visita de acompanhamento, ajuda a diagnosticar eventuais intercorrências que possam surgir e nos permite acompanhar os resultados das próteses totais do joelho. 

Atividades a serem evitadas
Mesmo que o seu nível de atividade tende a aumentar, uma cirurgia de substituição do joelho significa que as atividades de alto impacto devem ser evitados. Você deve definitivamente evitar correr ou praticar jogos de impacto, esportes de contato, esportes de saltar e aeróbica de alto impacto.
Você também deve tentar evitar caminhadas vigorosas, agressivas, jogar tênis ou levantamento de peso na academia.  A maneira mais segura de exercícios aeróbicos são bicilcleta ou natação porque essas atividades apresentam pouca demanda sobre a articulação do joelho.

Quanto tempo o implante tem durabilidade
Esta é a pergunta mais realizada no consultório do joelho em se tratando de próteses. A média total do joelho atualmente dura 10-20 anos antes que os componentes se desgastem, porém isto depende muito do implante a ser utilizado. A cirurgia para a troca dos implantes são chamadas de cirurgia de revisão e isto deve ser evitado. Os avanços significativos nos materiais  ampliaram a sobrevida dos materiais a longo prazo.

bottom of page